Objetivo Geral: Desenvolver ações que possibilitem o aspecto preventivo e terapêutico da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão no meio social, sendo elo entre família, funcionários, escola e comunidade.
Justificativa: O Serviço Social na APAE tem por finalidade promover a melhor inserção das pessoas com deficiência e suas famílias na vida produtiva, social e política do país, com ênfase para a educação, saúde, trabalho, cultura e lazer.
Como se inserir na APAE:
Programa Qualidade de Vida e Ocupacional (a partir de 16 anos): Fazer a inscrição na própria instituição e aguardar a disponibilidade da vaga. Surgindo a vaga, a pessoa é submetida a uma triagem com assistente social, psicológa e coordenadora do programa.
DIA DE INSCRIÇÃO: Toda Quarta-Feira (08h às 11h / 13h às 16h).
Programa Saúde: Somente através do encaminhamento da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (SUS).
Como? Procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, agendar consulta com o médico pediatra ou clínico geral e solicitar o encaminhamento para o programa de reabilitação do Município (SUS).
Programa Educação- Atualmente estamos em processo de inclusão na rede de ensino regular comum.
Ações realizadas pelo Serviço Social:
Apoio familiar na entidade:
atendimento individualizado ou grupal;
orientações e informações quanto a direitos e deveres;
encaminhamentos em geral;
ações direcionadas para uma melhor qualidade de vida.
Apoio familiar em visita domiciliar e/ou hospitalar: acompanhamento do caso, visando o conhecimento da realidade famíliar do aluno/usuário, suas necessidades, limitações e privações, orientando sempre que necessário.
Participação efetiva no COMPOD: membro titular do conselho, representando o segmento da deficiência Intelectual e membro titular do conselho municipal da saúde.
Assistente Social/Coordenadora: Marislene Nunes da Silva