ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIAS MENTAIS
Este projeto contempla a Oficina de Alfabetização de Jovens e Adultos com deficências mentais, sendo alunos a partir de 18 anos que desejam fazer a nova tentativa de sua alfabetização.
O projeto foi iniciado no mês de março, com seis alunos, com três aulas semanais. A metodologia eleita foi a Fônica, respeitando as diferenças e valorizando cada conquista e superação dos limites de nossos alunos. Dessa forma, está propício o crescimento cultural de rápida construção cognitiva e desenvolvimento da linguagem, que aumentam as chances do êxito que tem alcançado, dia a dia, e que podem ser comprovados nos depoimentos destes alunos, que relatam a alegria de encontrarem uma nova oportunidade que lhes proporcionassem o enorme prazer de aprender e alcançarem o grande sucesso do início de sua alfabetização.
À vocês, nossos alunos, queremos dizer que ao perceber o esforço, a dedicação, o prazer, a alegria e o interesse com que recebem minhas propostas, me dão a certeza de que em muito breve vocês poderão descobrir este mundo de uma forma ainda maior, que é através da leitura e da escrita. Nossos queridos e queridas alunos(as), tudo isto nos motiva e aumenta a cada dia mais a nossa responsabilidade na busca de recursos que possam facilitar a aprendizagem de vocês e que propiciarão cada dia mais a sua(s) independência(s).
A responsável por este projeto e oficina é a Vice-Diretora Pedagógica Fernanda Nascimento Silveira, que juntamente com o Projeto AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos), iniciou o trabalho de reestruturação pedagógica na APAE Uberlândia.
Nosso carinho e gratidão pela enorme oportunidade, que proporcionam a sensação de nossas metas alcançadas.
Nós acreditamos em vocês, sigam em frente que serão vitoriosos.