Alunos do Ensino Fundamental e EJA (Ensino de Jovens e Adultos)
Na Apae Uberlândia os professores planejam diferentes cantos no decorrer da semana. A seguir, algumas propostas já desempenhadas:
Canto de Jogos: trilhas, baralho, dados, pega-varetas, bolinha de gude, peão, cinco marias, jogos de construção tipo monta-tudo, pequeno engenheiro ou retalhos de madeira, Supertriunfo (jogo da Grow), jogo da velha na lousa ou qualquer outro jogo gráfico, etc.
Canto de Faz-de-Conta: casinha, marcenaria, sorveteria, pizzaria, veterinário, lavanderia, escritório, carreto, navio pirata, nave espacial, uso de diferentes maquetes, tais como: cenários para dinossauros, fazendinha, casinhas para bonecas miniaturas, ambientes para super-heróis, pistas para carrinhos, etc.
Canto Faça Você Mesmo: aqui o que está em jogo é a construção dos brinquedos: fazer teatro de sombra e personagens para brincar, confeccionar pipa, fazer massinha caseira, boneca de papel, ioiô, aviãozinho, inventar novas formas de brincar de cama-de-gato, etc.
Canto de Expressão Plástica: modelagem, desenho, pintura, recorte e colagem, impressão com carimbos, apreciação de livros e imagens de artes, caixas de imagens, etc. Canto da Leitura: deixar à disposição livros de literatura, jornais, revistas, gibis, etc. A equipe da Apae Uberlândia arrumou cantos de leitura com banquetas especiais, feitas com caixas de papelão cheias de jornal e encapadas e decoradas para servirem de uma espécie de sala de estar para a leitura.
Canto da Curiosidade Cientifica: pode ser recheado com matérias instigantes sobre assuntos de natureza e sociedade que estão sendo estudados, ou então, que digam respeito à curiosidade infantil. Fichário com coleções de cartões postais de diferentes países e regiões brasileiras, guias turísticos, revistas de viagens, livros sobre animais, paisagens, globo terrestre, lupas e outros materiais de pesquisa podem estar à disposição nestes momentos.
Os cantos de atividades diversificadas são uma modalidade de organização do espaço e do trabalho que oferece várias possibilidades de atividades ao mesmo tempo, de modo que as crianças possam escolher onde estar e o que fazer. Tais momentos são diários e acontecem por um período delimitado, entre 40 e 60 minutos. Esses cantos consideram a necessidade de acesso, por exemplo, a brinquedos e atividades de expressão plástica, sendo seguidos e/ou precedidos de outras formas de organização do tempo didático, incluindo atividades, tais como, roda de história, leitura, e também projetos e seqüências que possuem objetivos específicos de aprendizagem.